O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HISTÓRIA DOS DRONES?

A história dos Veículos Aéreos Não Tripulados, VANTs, é extremamente parecida com a história da internet. Ambos surgiram com fins militares e ganharam popularidade na sociedade civil, e assim como a internet, os drones tem o potencial de modificar o modo como vivemos num futuro próximo. Agora vamos ver algumas curiosidades dos drones:

  • O nome drone vem da palavra inglesa para zangão, pela função militar que imita a desses insetos.
  • A ideia para a criação de veículos aéreos não tripulados surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, onde os alemães utilizaram foguetes não tripulados para carregar bombas a longas distancias.
  • A ideia foi trabalhada em conjunto com os já conhecidos aeromodelos controlados por rádio, a partir daí o desenvolvimento dos drones só dependeu do tipo de ferramentas que se queria incorporar aos equipamentos.

DRONES EM CONFLITO

A utilização de drones em conflitos ao redor do mundo todo, tem sido feita principalmente pelas forças militares dos Estados Unidos. Eles são ferramentas muito uteis em ações que envolvam áreas de alto risco, como missões em território inimigo, pois não põem em risco a vida de pilotos, uma vez que o controlador pode ficar a quilômetros de distância do equipamento.

A versatilidade é um dos diferenciais dos drones, enquanto são necessários diversos tipos de aeronaves para executar missões especificas, os drones podem carregar uma quantidade muito alta de equipamentos especializados ao mesmo tempo.

Suas ações podem ser desde o mapeamento de terreno inimigo, acompanhar tropas aliadas ou inimigas, espionagem e até mesmo como ferramenta de ataque. Para se ter ideia da utilidade desse equipamento, estima-se que de 2008 a 2012 os Estados Unidos tenham realizado mais de 1000 ataques com drones no Afeganistão.

Existe uma crescente onda contra a utilização de drones em campanhas militares, pois, segundo diversas entidades de direitos humanos ao redor do mundo, o número de civis atingidos pelos ataques de drones em cenários de conflito é muito alto e não justificaria a sua utilização, uma vez que essas áreas continuam sobre controle das mesmas organizações.

DRONES NO DIA A DIA 

Assim como diversos equipamentos que usamos no nosso cotidiano, os drones deixaram de ser ferramentas exclusivas dos militares e passaram a fazer parte da vida civil. Muitas empresas e entusiastas vem encontrando usos cada vez mais criativos para os drones.

A primeira aproximação da sociedade civil com os drones se deu com a utilização deles pelas forças de segurança das cidades. Após isso, seu uso se difundiu para atividades muito diversas, sempre que a utilização de aeronaves ou a presença de pilotos era inviável.

A utilidade mais comum dos drones é na captura de imagens, principalmente em eventos que contem com uma grande quantidade de pessoas em áreas grandes. Ainda nesse campo, o mapeamento e a topografia são atividades cada vez mais realizadas por drones, graças a sua versatilidade.

Recentemente, empresas como a Amazon vem tentando utilizar drones como ferramentas para realização de entregas de produtos comprados on-line, os resultados iniciais são promissores, mas ainda precisam ser realizadas melhorias na segurança e identificação de destinatário.

Os drones tem espaços em inúmeras atividades do cotidiano, e os avanços de qualidade de vídeo, autonomia de voo, estabilidade e localização permitirão que eles conquistem ainda mais atividades num futuro próximo.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.