COMO IDENTIFICAR A CLASSE DE UM MODELO DE DRONE?

Até pouco tempo atrás o uso de drones era reservado apenas para as forças armadas. Seu potencial para o uso em atividades civis é muito alto para ser deixado de lado, e ele agora está presente no nosso cotidiano.

Os drones tem diferentes tipos e variedades que podem ser usados para as mais diversas atividades, e é justamente essa capacidade de adaptação que tornam os drones aliados uteis para as mais diversas áreas de atividade.

Diferentes utilidades para os drones

Os drones não são apenas para uso recreativo, eles são também usados para várias ações que não poderiam ser realizadas da mesma forma por aeronaves comuns, vamos conhecer algumas delas:

Entregas – os drones vêm sendo testados por diversas empresas do ramo de entregas, tanto de bens como de alimentos.

Seu potencial de velocidade e diminuição do custo da logística fazem dele um grande candidato para ser o próximo sistema de delivery no mundo todo.

É importante ressaltar que alguns problemas de confirmação de entrega e segurança ainda precisam ser resolvidos antes da sua adoção em larga escala.

Forças armadas – aqui foi o berço do uso de drones. É o lugar onde eles encontram a maior diversidade de aplicações.  Os drones militares podem ser usados para reconhecimento de território, de alvos e até mesmo participar de um ataque.

A grande serventia dos VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) é não colocar a vida de seus operadores em risco, diferente das suas contrapartes tripuladas.

Entretenimento – apenas recentemente o uso de drones foi descoberto como forma de recreação, em grande parte pelo barateamento de sua produção, tornando eles acessíveis a grande população.

Fotografias e filmagens – esse talvez seja o maior ramo de uso de drone profissional.

Os drones vêm sendo cada vez mais utilizados para a captura de imagens de ângulos antes de extrema dificuldade de serem feitos. Grande parte dos drones civis em atividades profissionais são usados na obtenção de imagens.

Diferenciando os modelos de drones

Os drones são categorizados com relação a quantidade de rotores, as hélices que cada um possui, sendo os mais comuns os que apresentam  4, 6 e 8.

Vamos ver agora algumas classificações de drones:

  • Quadricópteros– é o modelo mais conhecido da população em geral, possui a funcionalidade e preço que o torna o melhor drone para iniciante. Seu controle não exige muito conhecimento e alguns modelos capturam imagens de ótima qualidade.
  • Hexa e octcópteros– são os modelos mais usados para serviços profissionais, pois o maior número de hélices permite uma maior estabilidade no voo, fazendo com que as ações alcancem um nível de precisão considerável.
  • Drones de asa fixa– esses são os modelos que tem asas, mais parecidos com os aviões. Devido ao seu alto preço de mercado, sua utilização fica restrita as forças de segurança ao redor do globo. Seu tamanho avantajado permite que alguns tipos de aparelhos sejam acoplados neles.

Quando se for comprar um drone, é sempre importante ter em mente qual as pretensões de uso e dessa forma escolher o equipamento que atenda as suas expectativas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os modelos de drones e suas respectivas utilidades, pode dar início ao próximo passo que é procurar o modelo de drone   com o melhor fornecedor e, assim que possível fazer o curso de piloto para obter o melhor desempenho do drone escolhido.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.