OS MODELOS DE DRONE QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Os modelos de drone disponíveis no mercado para a utilização em funções na sociedade civis contam com um grande número de fabricantes e modelos. Escolher o seu modelo pode ser muito complicado, por isso vamos conhecer as aplicações e os equipamento mais comumente utilizados em cada uma delas.

USO EM ENTRETENIMENTO 

Os modelos de drone usados em entretenimento são os mais acessíveis para o público em geral e esse também é o seu uso mais conhecido pela população. Vamos ver alguns modelos:

  • Syma X5C – é um modelo principalmente útil para iniciantes, fácil de pilotar e considerado um dos melhores custo x beneficio do mercado. Se você está procurando um drone para voar e se divertir, essa é uma das melhores opções.
  • DJI Phantom 3 Standard – a DJI é uma das empresas mais conhecidas quando o assunto é drone, seus equipamentos estão entre os melhores do mercado. O Phantom 3 é um dos mais completos, mas a sua versão Standard é a mais acessível e cumpre bem o papel de drone de entretenimento.
  • Cheerson CX-10WD – pequeno, pesa apenas 30g, com uma câmera bem fraca e pouca autonomia de bateria, tem o tamanho de uma caixa de fósforos. Esse modelo é essencialmente um brinquedo, e cumpre bem essa função, é extremamente divertido.

USO EM MAPEAMENTO TOPOGRÁFICO

Para o mapeamento topográfico o mais aconselhável é usar equipamentos de asa fixa, pois eles proporcionam uma maior estabilidade na hora da captura de imagens, o que é essencial para uma medição precisa do terreno. Vamos aos modelos:

  • RTK eBee – um modelo pratico e fácil de ser utilizado, conta com a possibilidade de integração com quase todas as plataformas de controle do mercado. Fácil de planejar a rota e garante a qualidade das imagens e dos dados.
  • Batmap – um dos melhores drones para mapeamento aéreo e o melhor, produzido por uma empresa brasileira. Também é um drone de asa fixa, e permite uma captura de imagem de áreas mais extensas e tem muita utilização na agricultura.
  • DJI Phantom 4 – um modelo de hélices agora. O Phantom 4 é o mais moderno modelo produzido pela DJI, consegue realizar um mapeamento que compete com os drones de asa fixa, mas ainda não captura a mesma área e com o mesmo detalhamento que o Batmap por exemplo.

USO PARA CAPTURA DE IMAGENS

Talvez o uso mais conhecido dos drones, a captura de imagens de eventos é uma das funções que os drones entraram para ficar. Eles são especialmente úteis em situações que a utilização de aeronaves tripuladas não é viável, vamos conhecer alguns modelos:

  • DJI Phantom 3/4 – a série Phantom é toda ótima no quesito filmagens, a qualidade do vídeo é incomparável e a estabilidade proporcionada pelo equipamento é uma das melhores do mercado.
  • DJI Mavic Pro – outro da DJI, é um dos melhores drones presente no mercado. Sua câmera tem capacidade de captar imagens em 4K. Possui ainda sensores que impedem colisões e tem um alcance maior que os demais.
  • Parrot Bebop 2 – uma opção mais acessível. Sua câmera grava em Full HD e possui sistema de GPS que permite programar uma rota e lançar o drone, o que o faz muito utilizado em acompanhamento de esportes, como corrida.

Conhecendo agora alguns dos melhores e mais acessíveis modelos de drone presentes no mercado, a sua procura pelo modelo que mais se encaixa nas suas necessidades.

 

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Comentários desativados em OS MODELOS DE DRONE QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

COMPONENTES ADICIONAIS PARA UMA CAPTURA PERFEITA

O drone é um equipamento que vai muito além de componentes básicos como motor, bateria, hélices e afins, pois há diversos componentes adicionais que podem ser complementados ao mesmo.

Mas quando se trata da utilização do drone para captura de imagens vamos mais fundo, pois para garantir um trabalho de qualidade é necessário entender e conhecer os componentes básicos para uma boa captura. Vamos conhecer alguns equipamentos que podem ser acoplados ao seu drone.

COMPONENTES ADICIONAIS – INFINITAS POSSIBILIDADES PARA CAPTURA DE IMAGEM

No início, a qualidade das câmeras não era das melhores, mas com o avanço da tecnologia, hoje é possível acoplar câmeras que capturem imagens em 4K. é importante lembrar que o peso da câmera deve ser levado em conta na hora de escolher os motores e hélices do seu drone.

  • Câmera de captura de imagem e/ou vídeo – esse talvez seja o equipamento adicional mais comum no mundo dos drones. Apesar de seu uso extenso ela não é um componente básico pois vários modelos não contam com ela, sendo feitos para o uso dentro da linha de visão do usuário.
  • Voltímetros – eles servem para monitorar a carga das baterias e avisar quando elas estão perto de acabar. Apesar de o voo poder ser realizado sem esse controle de carga, ele é muito útil para evitar acidentes e imprevistos com a carga das baterias.
  • Radio de telemetria e On Screen Display – em conjunto esses opcionais criam no seu receptor de vídeo uma exposição de informações técnicas sobre o voo como altitude, velocidade, carga da bateria e etc…
  • Transmissor de vídeo e antenas especificas – necessário para acompanhar em tempo real a visão da câmera do seu drone, junto com esses adicionais você ira precisar de um receptor e tela para visualizar como controlador.

Vale a pena lembrar que todos os adicionais escolhidos aumentam o consumo da bateria o que diminui a autonomia do seu equipamento ou exige a utilização de baterias com maior carga o que aumentaria o peso total do equipamento.

Por isso é importante que você já tenha planejado quais adicionais vai acoplar no seu equipamento antes de começar a adquirir as peças para a criação do seu drone.

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Comentários desativados em COMPONENTES ADICIONAIS PARA UMA CAPTURA PERFEITA

O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HISTÓRIA DOS DRONES?

A história dos Veículos Aéreos Não Tripulados, VANTs, é extremamente parecida com a história da internet. Ambos surgiram com fins militares e ganharam popularidade na sociedade civil, e assim como a internet, os drones tem o potencial de modificar o modo como vivemos num futuro próximo. Agora vamos ver algumas curiosidades dos drones:

Continue lendo

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Comentários desativados em O QUE VOCÊ SABE SOBRE A HISTÓRIA DOS DRONES?

O QUE PRECISO FAZER PARA PILOTAR UM DRONE?

Conforme cresce o número de drones por todo o mundo, os diferentes países vêm buscando formas de controlar e fiscalizar o seu uso. Como toda nova tecnologia, falta ainda entender seus limites, tanto de uso quanto legais.

Continue lendo

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Comentários desativados em O QUE PRECISO FAZER PARA PILOTAR UM DRONE?

CAVE – ENTENDA MELHOR SUAS APLICAÇÕES

Os drones estão a cada dia mais populares. Não é difícil ver uma dessas pequenas aeronaves controladas a distancia voando por ai, seja em filmagens na indústria audiovisual, no monitoramento de terras agrícolas, plantações e fauna, na entrega de produtos e até em voos particulares registrando momentos em viagens de férias. E atualmente representam um mercado em expansão. Entretanto, não é só comprar um desses e sair voando por ai.

Regulamentação

Os drones se enquadram na lei como veiculo aéreo não tripulado (VANT), com peso superior a 25 kg e que pretendem voar acima de 400 metros para uso civil, não recreativo, estão sujeito à emissão previa de uma licença, o Certificado de Autorização de Voo Experimental, o CAVE, pela Agencia de Aviação Civil (Anac) e uma autorização para voo emitida pelo Decea, antes de voar.

Entretanto, cabe destacar que a Anac estabelece que ninguém pode operar uma aeronave civil com certificado (CAVE) para outros propósitos que não aqueles para os quais o certificado foi emitido — voo experimental e/ou para pesquisa — ou para transportar pessoas ou bens com fins lucrativos.

Os voos realizados sem o CAVE e sem a autorização do DECEA são voos ilegais e, portanto, sujeitos à investigação pela ANAC e pela Polícia Federal. Os responsáveis por tais voos podem ser condenados ao pagamento de multa por risco à segurança de pessoas na região e à aviação nacional, além de responder por crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo.

Drones com o peso máximo de decolagem (incluindo-se o peso do equipamento, de sua bateria e de eventual carga) até 250 gramas não precisam ser cadastrados junto à ANAC.

Os aeromodelos operados em linha de visada visual até 400 pés acima do nível do solo devem ser cadastrados e, nesses casos, o piloto remoto do aeromodelo deverá possuir licença e habilitação.

Aeromodelismo

A forma de operação desses equipamentos se enquadra exclusivamente nas regras do aeromodelismo, que permite o uso de forma recreativa ou em competições.

Quando o equipamento é destinado ao esporte e lazer, e tem determinadas especificações, é indicado ao usuário a regulamentação sobre o aeromodelismo.

Os equipamentos devem respeitar a restrição e não operar nas zonas de aproximação e decolagem de aeródromos e não devem ultrapassar altura superior a 120 metros (400 pés) mantendo o equipamento sempre ao alcance da visão do piloto.

Para entender melhor sobre a regulamentação dos drones consulte o site da Anac http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones e http://www2.anac.gov.br/rpas/ .

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Comentários desativados em CAVE – ENTENDA MELHOR SUAS APLICAÇÕES

CONHEÇA ALGUNS SEGMENTOS QUE PODEM USUFRUIR DOS BENEFÍCIOS DE FILMAGEM E FOTOS AÉREAS

Está se tornando natural ver pequenas aeronaves voando sobre você. Seja em eventos de grande porte, shows, festivais, partidas esportivas, parques, pontos turísticos ou até mesmo nas ruas, os Drones estão se tornando um instrumento bastante comum no ramo de audiovisual e na fotografia.

Continue lendo

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , | Comentários desativados em CONHEÇA ALGUNS SEGMENTOS QUE PODEM USUFRUIR DOS BENEFÍCIOS DE FILMAGEM E FOTOS AÉREAS

QUAIS OS REQUISITOS DE UM EXCELENTE CURSO DE DRONE?

As oportunidades apresentadas com o uso de drones na vida civil são cada vez mais exploradas pelos empreendedores hoje em dia. Por isso, o mercado procura profissionais especializados na pilotagem de drones.

Continue lendo

Publicado em Uncategorized | Com a tag , | Comentários desativados em QUAIS OS REQUISITOS DE UM EXCELENTE CURSO DE DRONE?

DRONE- HOBBY OU TRABALHO?

Como muitas das tecnologias que usamos hoje em dia, originalmente, os VANTs, veículos aéreos não tripulados, foram criados para uso nas forças armadas, pois podia ser usado sem colocar em risco as vidas dos pilotos.

Continue lendo

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , | Comentários desativados em DRONE- HOBBY OU TRABALHO?

COMO IDENTIFICAR A CLASSE DE UM MODELO DE DRONE?

Até pouco tempo atrás o uso de drones era reservado apenas para as forças armadas. Seu potencial para o uso em atividades civis é muito alto para ser deixado de lado, e ele agora está presente no nosso cotidiano.

Continue lendo

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , , , , | Comentários desativados em COMO IDENTIFICAR A CLASSE DE UM MODELO DE DRONE?

HABILITAÇÃO OBRIGATÓRIA, QUANDO SOLICITAR?

Os drones estão ai e com eles veio um amplo e diferenciado mercado, que movimenta anualmente cerca de 100 a 200 milhões de reais no Brasil.

Continue lendo

Publicado em Uncategorized | Com a tag , , , , , , | Comentários desativados em HABILITAÇÃO OBRIGATÓRIA, QUANDO SOLICITAR?